Polícia usa drones para apanhar condutores ao telemóvel

As autoridades brasileiras do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) estão, desde a última segunda-feira, a usar drones para apanhar condutores que utilizem o telemóvel enquanto conduzem.

Este é de resto um dos comportamentos que mais acidentes de viação causam, mas as autoridades de Brasília acreditam que com uma ajuda aérea poderão fazer com que o número de acidentes diminua.

Além de ajudar a "apanhar" condutores que vão ao telemóvel, os dois drones ao serviço do Detran também servirão para detectar manobras perigosas e automóveis estacionados em locais proibidos. Ainda assim, as atenções serão centradas no uso de telemóveis ao volante, ou não fosse essa a terceira maior causa de acidentes de trânsito no Brasil, com 54 mil vítimas por ano.

E como se este número não fosse impressionante o suficiente, o número de condutores de Brasília apanhados ao telemóvel enquanto conduzem passou de 50,5 mil, entre Janeiro e Novembro de 2016, para 64,8 mil, no período homólogo de 2017. Estamos a falar de um aumento de 22%...

Como tal, e de acordo com Silvain Fonseca, director-geral do Detran, em declarações ao "Correio Braziliense", o objectivo é "mudar o comportamento dos motoristas" e continuar a reduzir o número de mortes associadas a esta prática. "Este ano diminuímos em 126 o número de mortes e queremos que chegue a zero", atirou.

Estas acções com drones serão coordenas pelas equipas da Unidade de Operação Aérea (Uopa) e os agentes que os estão a operar receberam formação certificada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Ainda assim, e numa primeira fase, as filmagens feitas por estes aparelhos não vão gerar multas, como explicou Silvain Fonseca, director-geral do Detran, em declarações ao "Correio Braziliense". "A intenção é tornar as nossas acções mais eficazes", explicou Silvain Fonseca, director-geral do Detran, em declarações ao "Correio Braziliense".

Em destaque